Guias

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Batata Recheada com Bacalhau

   Batatas Recheadas são muito práticas, até porque é possível cozinhá-las perfeitamente no microondas, recheá-las com qualquer tipo de recheio e o mais importante: não precisar de acompanhamentos!


   Já publiquei outras duas opções de recheios para batatas, uma de Peito de Peru com Cream Cheese e outra de Presunto e Queijo. Desta vez, decidimos fazer a combinação batatas + recheio de bacalhau.


   Usando como base a receita do Bacalhau com Natas, preparei um recheio de bacalhau desfiado com bastante azeite, cebolas, alho, a polpa da batata e o creme, ou melhor, o molho béchamel.


   Depois de cozidas no microondas, fizemos uma cavidade em cada batata enchendo-as com o recheio. Elas foram ao forno cobertas por parmesão ralado (para gratinar) e em seguida foram servidas acompanhadas de azeitonas pretas e azeite.


   Não gosta de bacalhau? Então experimente usar outros recheios, como Estrogonofe (de frango ou carne), requeijão com bacon, presunto, queijo, salame, frango com Catupiry, carne seca com queijo de coalho...


Batatas Recheadas com Bacalhau:
-5 batatas médias 

Modo de preparo:
Lave bem as batatas, seque-as e fure-as com um palito. A casca não deve ser retirada e é essencial que esta seja completamente furada para não explodir batata no seu microondas. Disponha as batatas sobre toalhas de papel ao redor do prato do microondas e cozinhe-as na potência máxima por 12 minutos, virando na metade do tempo.


Passado os 12 minutos, confira com um palito de dente se estão realmente macias e cozidas. Se não estiverem, volte à potência máxima por mais 1 minuto e vá verificando até que estejam no ponto. Em seguida, embrulhe cada batata em papel alumínio e disponha-as novamente sobre o prato do microondas. Feche a porta e deixe lá (sem ligar) no "tempo de espera" por mais 10 minutos, para que a batata termine o seu cozimento.


Recheio de Bacalhau:
-250 g de bacalhau sem pele dessalgado 
-1 cebola pequena picada
-2 dentes de alho picados
-75 ml de azeite
-cheiro verde a gosto

*Para o Molho Bechamel:
-20 g de manteiga
-20 g de farinha de trigo
-100 ml de leite
-150 ml de água do Bacalhau
-meia caixinha de creme de leite (100 g)
-sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
-queijo ralado para polvilhar
-azeitonas pretas para decorar

Modo preparo:
Numa panela, derreta a manteiga e vá acrescentando a farinha de trigo até formar uma pasta. Acrescente lentamente a água do Bacalhau e logo em seguida o leite. Deixe ferver por alguns minutinhos. Tempere a gosto e junte o creme de leite.



Modo de preparo do recheio:
Numa panela com água, ferva o bacalhau por cinco minutos. Escorra a água, reservando 200 ml para o molho Bechamel e desfie-o, tirando as espinhas. 


Numa panela, aqueça o azeite e coloque as cebolas com os alhos, refogando-os até que fiquem transparentes.




Adicione o Bacalhau desfiado e o cheiro verde. Mexa tudo muito bem e reserve.



Retire as batatas do microondas e faça uma cavidade em cada uma retirando a sua polpa com a ajuda de uma faquinha e de uma colher. Salpique um pouquinho de sal e um fio de azeite em cada cavidade.


Na panela do recheio, aqueça um pouco mais de azeite e doure a polpa das batatas.


Separe metade (porque é muita batata) e volte o bacalhau refogado reservado à panela, com a outra metade das batatas douradas no azeite. Acrescente o molho béchamel e misture bem.


Encha cada cavidade com o recheio.


Salpique o parmesão ralado e leve ao forno quente para gratinar.



Sirva as Batatas Recheadas acompanhadas de azeitonas pretas.


Como o recheio rendeu bastante, deixamos duas tigelinhas se caso alguém quisesse mais.


Sirva logo em seguida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário